EQUIPE E LIDERANÇA DOS RECURSOS HUMANOS


Com base na análise do perfil (tipo) de liderança exercido pelos brasileiros, a revista Você S/A publicou em 29 de novembro de 2018, o artigo sobre as pesquisas que apontam o executivo médio no comando das empresas no Brasil como flexível, relacional entre outros. Na perspectiva de conhecer e analisar acerca do perfil dos líderes brasileiros, leia o trecho do artigo a seguir: [...] em pesquisas com mais de 40.000 executivos brasileiros ao longo dos últimos 20 anos. [...] Pense nos líderes a sua volta, inclusive na política. Três traços culturais sustentam o jeito brasileiro de liderar: a flexibilidade, as relações e o poder, cada um com seu “lado sol” e seu “lado sombra”. Vamos ao primeiro traço, a flexibilidade. Muito valorizado nos períodos de crise ou de necessária mudança, ele se desdobra, como sol, em adaptabilidade e criatividade. Mas fique atento, pois a sombra também pode estar presente: na indisciplina, no não cumprimento de regras simples, de normas, processos e mesmo nas reações contrárias à punição de quem transgride, de quem não cumpre a lei. Como segundo traço, somos relacionais: afetivos, mobilizáveis, facilmente mergulhamos de corpo e alma nos projetos, nos chamamentos que a liderança faz. O lado sol é o engajamento, o comprometimento. E o lado sombra? Vida profissional e vida pessoal se misturam, evitam-se críticas claras, não se quer magoar nem se indispor com o outro, especialmente com o chefe. O conflito, que poderia ser construtivo, gera o sentimento de “ou está comigo, ou está contra mim”. [...] O terceiro traço é o poder. Em pesquisa que realizamos recentemente sobre o exercício do poder, em uma escala de zero a 100 – na qual quanto mais baixo o score mais fortes as características de liderança igualitária e quanto mais alto o score mais aumenta a tendência a traços autocráticos – o score brasileiro é de 75. Estamos, portanto, no mesmo cluster de 40 anos atrás, quando a pontuação era de 69. Disponível em: https://exame.abril.com.br/carreira/qual-o-perfil-dos-lideres-brasileiros/. Acesso em: 19 de dez. de 2018 Mediante o fragmento do texto apresentado, analise as afirmativas e avalie as verdadeiras ou falsas quanto ao perfil dos líderes brasileiros, conforme a seguir:

 

I) Ações conservadoras das práticas imperativas camufladas sob a política inovadora, mediante a flexibilização das interações junto aos liderados de forma superficial, sem alterar o formato do poder decisório no mundo corporativo brasileiro.

 

II) As ações flexibilizadas junto aos liderados igualmente adotadas em relação as demais atividades, sem diferenciação quanto a efetivação de normas e valores, enaltecendo o poder decisório participativo dos sujeitos, seu desenvolvimento profissional e a ampliação das competências profissionais e organizacionais.

 

III) Adota o critério de feedbacks construtivos nas interações junto aos liderados, age de forma igualitária e equitativa, promove a participação em relação das decisões que envolvem o trabalho cotidiano das equipes, apresenta maturidade na gestão de conflitos e estresse no trabalho.

 

Assinale a alternativa correta quanto as afirmativas verdadeiras.


II, apenas.


II e III, apenas.


I, apenas.


I, II e III.


III, apenas.

Segundo Jung, o Si-mesmo ou SELF é a verdadeira Identidade do sujeito. Persona é a face social que o indivíduo apresenta ao mundo; "uma espécie de máscara, projetada por um lado, para fazer uma impressão definitiva sobre os outros, e por outro, dissimular a verdadeira natureza do indivíduo". A persona também pode se referir à identidade de gênero, a um estágio do desenvolvimento (como a adolescência), a um status social, a um emprego ou profissão. Ao longo da vida, muitas personas serão usadas e muitas podem ser combinadas a qualquer tempo; depende do papel que o indivíduo necessita desenvolver. Para Beauclair (2009), o papel se caracteriza por ser transitório, ou mais ou menos transitório, e por ter uma função determinada, que aparece em uma situação determinada e em cada pessoa em particular. Cada um de nós tem a possibilidade de desempenhar papéis diferentes. Quer dizer que podemos assumir um determinado papel, aqui como docente, ali como psicanalista, em casa como pai, ou como companheiro etc., dependendo da maneira como enfrentamos determinados contextos concretos, tomamos determinadas atitudes, que se chamam papéis. A assunção desses papéis pode exibir dois tipos de processos. Por um lado, podemos assumi-los consciente e voluntariamente; por outro, quando o ambiente ou os outros nos adjudicam um determinado papel, podemos assumi-los de forma inconsciente. Nas relações sociais, ocorre um intercâmbio permanente entre a assunção e a adjudicação de um determinado papel. Em uma organização, o papel no qual o indivíduo é hostilizado, representando as dificuldades do coletivo, assumindo a culpa pelo fracasso dos demais integrantes do grupo é denominado de:

 


Líder.


Porta voz.


Laissez-faire.


Bode expiatório.


Sabotador.

A definição detalhada de conflito é um processo de oposição e confronto que ocorre entre indivíduos ou grupos nas organizações, quando as partes envolvidas exercem poder na busca de metas ou objetivos valorizados e obstruem o progresso de uma ou várias metas. Isso é de fácil visualização nas organizações, sejam elas públicas ou privadas (DUBRIN, 2006, p. 16 apud ELIAS, 2013b, p.126).  A administradora Lidiane Elias (2013) enuncia os conflitos em pessoais, hierárquicos, percebidos, experienciados e manifestados.  

 

I.  Os conflitos percebidos são aqueles em que se reconhecem  conflito latente, em que os envolvidos percebem que existem divergências na relação entre os colaboradores, pois seus interesses são diferentes.

 

II.  Os conflitos hierárquicos ocorrem entre a liderança e seus subordinados, gerando desinteresse e prejuízo para todos os envolvidos.

 

III. Os conflitos manifestados são denominados de rixas pessoais que surgem por pequenas situações que ocorrem no cotidiano das organizações. Neste conflito não há diálogo para solução de um problema específico. 

 

As assertivas corretas sobre os tipos de conflito são: 


II, apenas. 


I, II e III.


I e II, apenas. 


I e III, apenas. 


II e III, apenas. 

Liderança envolve influenciar um grupo de indivíduos que têm um objetivo comum. Pode ser um pequeno grupo de tarefas, um grupo comunitário ou um grande grupo que abrange uma organização inteira (Northouse, 2004). Em equipes virtuais, os processos de liderança são mediados por tecnologias da informação e comunicação (TICs) que funcionam como facilitadoras da comunicação, interação, desenvolvimento e compartilhamento de tarefas.

 

I) Nas equipes presenciais os membros podem reconhecer e solucionar problemas com mais rapidez e facilidade, especialmente problemas interpessoais.

II) O modelo das equipes virtuais traz vantagens como maior flexibilização, redução de custos, aumento da produtividade, menos absenteísmo, menos poluição e menos acidentes.

III) Nas equipes virtuais funciona melhor o modelo de controle baseado em  horas em que os liderados são encorajados a controlar seus próprios tempos.

 

É correto o que se afirma em:

 


II, apenas.


II e III, apenas.


I, apenas.


I e II, apenas.


I, II e III.

Uma vez que as empresas são compostas por pessoas com diversas opiniões e personalidades, é esperado que existam conflitos dentro das organizações. No ambiente organizacional, os conflitos podem tanto causar impactos negativos como representar oportunidades de crescimento, mudanças e melhorias.

 

Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I)  O gestor tem o papel essencial quanto a percepção e constatação desses conflitos, o que lhe exigirá ações para solucionar as divergências e transformá-las em experiências exitosas de aprendizagens e crescimento em/na equipe.

II) A metodologia a ser adotada pelo gestor na resolução do conflito deve ser aquela padronizada, pois já foi testada e atenderá os objetivos esperados, independente da organização e/ou situação conflituosa apresentada nesse cenário.

III) A gestão de conflitos exige intervenções de êxito que busquem reduzir as problemáticas inerentes a situações apresentadas nesse contexto, assim como analisar e escolher a melhor abordagem que atenda às necessidades singulares que cada caso requer.

 

É correto o que se afirma em:


I, apenas.


I e II, apenas.


I e III, apenas.


III, apenas.


I, II e III. 

No final dos anos 90, com a rápida disseminação das tecnologias da informação e comunicação (TIC´s) - Internet, e-mail, videoconferência, equipes virtuais e sistemas de groupware (GDSS) -, vários autores começaram a pesquisar sobre como essas tecnologias transformariam a organização do trabalho e suas implicações nos processos de liderança (Avolio et. al, 2014). A equipe virtual traz alguns desafios como:

 

I) dificuldades em manter o comprometimento dos colaboradores.

II)  redução do contato social que pode levar a uma sensação de isolamento.

III) Necessidade de uma nova dinâmica de liderança.

 

Podemos afirmar que são corretas as seguintes assertivas:


II e III, apenas.


I, II e III.


I e II, apenas.


I, apenas.


III, apenas.

Fonte: http://trabalhoequipesaude.blogspot.com/2015/09/charge-acima-mostra-um-caso-onde-dupla.html

O trabalho em equipe pode ser definido como algo que contribui para o alcance dos resultados organizacionais à medida que potencializa a capacidade de inovar e solucionar problemas por meio de atitudes colaborativas dos membros da equipe. (GUERRA, 2002 apud SALOMÃO; ASHLEY, 2010, p.2). A charge caracteriza uma situação muito comum em grupos e equipes de trabalho, haja vista que há um processo evolutivo. A fase retratada na charge corresponde a:


Performance.


Normatização.


Tempestade.


Formação.


Dissolução.

O conflito existe e tem a sua importância na empresa, indiferentemente do setor e/ou área de atuação organizacional. Nesse sentido, é importante que se saiba identificar o tipo de conflito para que, a partir daí, seja possível identificar as falhas e evitar consequências mais graves. Analise as seguintes assertivas:

 

I) Os conflitos podem ser positivos ou negativos e isso dependerá muito da maneira como o gestor administrará a situação.

II) O gestor deverá promover condições para sua atuação no conflito de maneira que os problemas possam ser solucionados.

III) A gestão de conflitos é desafiadora, pois demanda uma análise detalhada da situação e permite a inovação de estratégias para administração dos conflitos no contexto organizacional.

 

Podemos afirmar que são corretas as assertivas:


I, II e III.

 


I, apenas.


II, apenas.


III, apenas.


I e III, apenas. 

Ao longo dos anos, a liderança foi definida e conceituada de várias maneiras. O componente comum a quase todas as definições é que a liderança é um processo de influência que auxilia grupos de indivíduos na consecução de objetivos (Northouse, 2004). Se o processo de liderança acontece no contexto de grupos e consiste em um processo de influenciar os indivíduos a atingir determinados objetivos, quando esses indivíduos formam equipes virtuais, o processo de liderança se torna mais complexo.

 

A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I) A comunicação  das equipes virtuais é realizada à distância, portanto, o líder possui menos oportunidades de reconhecer problemas e mais dificuldade em resolvê-los.

 

                                                  PORQUE

 

II) Nas equipes virtuais  o líder se concentra mais na tarefa e na tecnologia do que nas relações.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

As equipes virtuais oferecem um modelo para estruturar o trabalho em organizações que desejam alavancar recursos escassos e alcançar as habilidades necessárias, independentemente das limitações geográficas e temporais. Essas equipes são constituídas por indivíduos geograficamente dispersos que usam tecnologias da informação e comunicação (TIC´s) para realizar atividades de trabalho.  

 

A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I) No caso de trabalho criativo, cabe ao líder dar incentivos positivos e desafiar os membros da equipe como forma de estimular a criatividade. É importante que as regras de operação da equipe sejam definidas com antecedência, para facilitar a recepção das orientações do líder por parte dos liderados.

 

                                                                           PORQUE

 

II) Devido à dispersão dos membros da equipe virtual, há uma tendência a experimentar maiores e mais diversificados conflitos em comparação com as equipes presenciais, portanto, os líderes precisam criar uma cultura de parceria e usar a persuasão para liderar com êxito.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta  da I.